INVERSIONES DE LA COMPAÑIA
MAIS FORTE CONTRA COVID-19
A propagação da pandemia do COVID-19 que o mundo está enfrentando representa, sem dúvida, uma situação nunca antes vista.
O Grupo Itema e seus 7 locais de fabrico em todo o mundo, incluindo as fábricas Itema S.p.a., Lamiflex e Schoch, lidaram com essa emergência sanitária com uma fase significativa de reorganização, colocando em primeiro lugar a segurança de seus funcionários e familiares.
A primeira fábrica do grupo afetada pelo surto de COVID-19 foi a fábrica de Itema na China, em Xangai. A sede da Itema na Itália apoiou prontamente a filial chinesa, fornecendo máscaras faciais e luvas de uso único que em janeiro eram quase impossíveis de encontrar localmente. Dessa maneira, e graças ao rigoroso protocolo sanitário e de segurança implementado, a filial da Itema na China poderá retomar suas atividades no dia 10 de fevereiro após a conclusão bem-sucedida das inspeções das autoridades locais.
Mas, infelizmente, Itema não pôde parar por aí. Enquanto a fábrica na Suíça nunca interrompeu suas operações, a Itália – e especialmente a Lombardia, a região onde as fábricas italianas do Grupo Itema estão localizadas – a partir do final de fevereiro se tornou um dos principais surtos da doença.
A Itema imediatamente operou para colocar a segurança de seus funcionários, ativando práticas de trabalho inteligentes sempre que possível e introduzindo nas plantas italianas equipamentos dedicados de proteção individual e distanciamento social por turnos diferenciados, até a decisão do primeiro-ministro italiano de impor o encerramento de todas as atividades produtivas a 23 de Março.
Durante esse período de bloqueio, a logística de peças de reposição da Itema ficaram totalmente operacionais e nunca pararam para entregar peças aos clientes da Itema em todo o mundo. Enquanto isso, a Sede italiana aproveitou a operação para realizar uma higienização maciça de edifícios em Itália e para preparar e implementar protocolos necessários de segurança.
Nesta situação difícil, a cooperação e o apoio dentro das filiais do Grupo tiveram um papel fundamental. De fato, enquanto em janeiro a reação imediata da Sede italiana foi fundamental para ajudar a maquinaria de tecelagem Itema China a retomar suas atividades, apenas um mês depois, foi o ramo chinês da Itema a retribuir o favor, com ainda mais generosidade. A Itema China, de fato, não apenas conseguiu enviar materiais de proteção para os funcionários da Itema em Itália, mas também enviou 25.000 máscaras, quase inexistentes naquele momento na Europa, para serem doadas aos hospitais e municípios da região de Bergamo.
Graças aos procedimentos de saneamento e aos equipamentos de proteção individual preparados no período de bloqueio, a Itema estava totalmente pronta para reiniciar as atividades no dia 4 de maio, quando os regulamentos do governo italiano autorizaram a retomada das atividades produtivas.
Atualmente, todas as empresas italianas do Grupo Itema estão equipadas com áreas de triagem antes de entrar em cada edifício, com a distribuição de EPI (equipamento de proteção individual) e material informativo.
A Itema também lançou uma campanha dedicada “Mais Fortes, Juntos Contra o COVID-19“, para consciencializar os funcionários de todas as empresas do Grupo a protegê-los durante o trabalho e a proteger seus parentes quando voltar para casa. O distanciamento social é garantido em todos os departamentos, desde o fabrico até à contabilidade, e o trabalho inteligente ainda é promovido para os de colarinho branco.